Vivemos hoje em uma sociedade complexa, plural, diversa e desigual, em que o tema Educação para a Diversidade e Cidadania conduz a uma grande reflexão e a um desafio, pois somos parte integrante desta sociedade.
Como cidadãos promotores de uma política educacional, reconhecemos que a luta pelos direitos e respeito às diferenças não pode se dar de maneira isolada, mas sim, como resultados de práticas culturais, políticas, sociais e pedagógicas, que reconheçam a participação de toda sociedade extrapolando os muros escolares.
A escola deve constituir-se em um dos espaços socioculturais onde as diferenças se encontram, criando condições adequadas à formação integral do cidadão.
Este espaço tem como objetivo promover reflexões e aprendizagens sobre os temas da Educação para a Diversidade e Cidadania, contribuindo para a ressignificação da prática docente enquanto elemento potencializador da transformação do ambiente escolar e da sociedade.

segunda-feira, 7 de março de 2011

DIVERSIDADE CULTURAL

É O EDUCADOR QUE DEVE PROPORCIONAR VÁRIOS TEMAS EM SALA DE AULA QUE POSSIBILITEM TANTO O CONHECIMENTO DE HÁBITOS E COSTUMES SOCIOCULTURAIS DIVERSOS QUANTO A ARTICULAÇÃO COM AQUELES QUE AS CRIANÇAS CONHECEM, COMO TIPOS DE ALIMENTAÇÃO, VESTIMENTAS, MÚSICAS, JOGOS E BRINCADEIRAS, BRINQUEDOS, ATIVIDADES DE TRABALHO E LAZER, ETC. ASSIM, AS CRIANÇAS PODEM APRENDER A ESTABELECER RELAÇÕES ENTRE O SEU DIA-A-DIA E AS VIVÊNCIAS SOCIOCULTURAIS, HISTÓRICAS E GEOGRÁFICAS DE OUTRAS PESSOAS, GRUPOS OU GERAÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário